sábado, 13 de junho de 2009

Comentário do dia 12/06/09 - Aceito!


Comentários a respeito do post http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/podcast-do-diogo-obama-e-a-wikipedia/ (que é, na verdade, a reprodução de um trecho de um podcast de Diogo Mainardi).

Desconfio que, àquela hora da manhã, a mediação dos posts estava sendo feita pela "Dona Reinalda", que aceitou meu comentário:

12/06/09
Olá, Reinaldo!

Sei que as palavras não são suas, mas como você as reproduz aqui... Talvez não tenha sido a intenção, mas a idéia que se passa é que valores "ocidentais" como liberdade, eleições ou avanços tecnológicos são incompatíveis com o Islã ou indesejados pelos muçulmanos. Uma ampla pesquisa do Gallup mostrou o contrário. Matéria da BBC, para ilustrar: http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/7267100.stm

Vale a pena dedicar um pouco mais de atenção ao que escrevem pessoas como Robert Fisk ou Alastair Crooke (ex-espião do MI6, residente em Beirute), que podem falar com conhecimento de causa sobre o que pensam os muçulmanos. Artigo de Crooke no Guardian, para ilustrar: http://www.guardian.co.uk/world/2004/dec/10/afghanistan.comment

Sobre a mutilação genital feminina, documento da Anistia Internacional é esclarecedor a respeito: é uma prática que precede o Islã, mais relacionada a tradições e costumes tribais, que adquiriu dimensão religiosa. Não é praticada pela maioria dos muçulmanos e persiste entre os judeus falashas e entre convertidos ao cristianismo também: http://www.amnesty.org/en/library/asset/ACT77/006/1997/en/3ed9f8e9-e984-11dd-8224-a709898295f2/act770061997en.html

Eu acho que as mulheres muçulmanas devem ter o direito de escolherem entre usar o véu ou não. Se é uma violência abrigá-las a isso, também é uma violência proibi-las. Quanto a outros aspectos do discurso de Obama, comento noutra ocasião.

Até a próxima!"

3 comentários:

Beto - J.H.V. disse...

muito bom seu blog. Continue na luta contra esse louco delirante do Rein.Az. Dá uma visitada no meu blog.

João Luiz Botega disse...

Meu caro Guilherme, gostaria de me solidarizar com sua campanha contra o jornalista Reinaldo Azevedo, da revista Veja. Recentemente (em época de eleição, diga-se) ele escreveu um "artigo" sobre a razão da queda dos homicídios em SP, atribuindo-a ao aumento do números de presos no estado, o que contraria e ofende todo o conhecimento criminológico dos últimos 100 anos. Por ser um tema que tenho especial interesse (sempre fui um curioso das ciências criminais e especializei-me recentemente em criminologia) fiquei inconformado com a falta de ética desse cidadão e, o pior, com a absoluta falta de respostas a um texto que eu classificaria como cretino. Já não conseguia digerir os "artigos" de RA há algum tempo, mas, nesse caso, para mim, ele passou de todos os limites. Li algumas partes de seu blog e queria incentivá-lo a continuar nessa jornada, a fim de desmascarar esse cidadão que presta um desserviço à sociedade brasileira. Por fim, li também seus comentários na comunidade de Direitos Humanos do orkut e gostaria de parabenizá-lo pela sensatez e coerência dos textos. Grande abraço!

Obs.: tentei enviar essa mensagem via scrap do orkut, mas a função estava desativada no seu perfil.

Guilherme Curi disse...

João, obrigado pelos comentários. Não sei qual o problema com a postagem dos scraps. Tentei escrever-lhe um, mas também não foi aceito. Um abraço!