quinta-feira, 30 de abril de 2009

Comentário do dia 29/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo



Comentário em resposta a este post de Reinaldo Azevedo: http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2009/04/o-que-pode-e-o-que-nao-pode.html

29/04/09
"Olá, Reinaldo!

Mais uma vez você está sendo incoerente e perde a razão quando fala deste assunto. Isso é ignorância ou deliberada má-fé de sua parte?

Você diz não condescender com o terror. Não é isso que vejo em suas colunas. Você, na verdade, não aceita o terrorismo quando ele atinge Israel ou o ocidente, mas se omite - ou melhor, até mesmo tece loas - quando as vítimas do terror não são israelenses ou ocidentais.

Hamas e Hizbullah surgiram da OCUPAÇÃO israelense, coisa que você sempre omite. Da "intervenção na política interna de outros países", por parte de Israel (o que você diz condenar, quando quem intervém é o Irã).

Hamas e Hizbullah, eventualmente, cometem ataques deliberados contra não-combatentes (terrorismo). Israel, como regra, comete atentados deliberados contra não-combatentes. O primeiro você chama de terrorismo. O segundo, você chama de "legítima-defesa". "Defesa", na linguagem israelense, significa tomar o máximo de terras palestinas, com o mínimo de "não-judeus" possível nelas.

Podemos falar também da diferença entre a retórica e a prática. Ahmadinejad, supostamente, teria dito que Israel seria varrido do mapa. A análise da real expressão que ele utilizou em farsi mostra que não foi isso o que ele disse (ainda mais no contexto do discurso em que a expressão traduzida incorretamente foi dita).

Enquanto isso, Israel, na prática, continua cometendo uma série de crimes e continua desrespeitando a ONU em todas as suas resoluções relativas ao conflito israelo-palestino. Você se escandaliza com uma expressão traduzida incorretamente enquanto apóia Israel apesar de este país cometer em maior escala tudo o que você condena nos outros.

Você destaca que não apoiaria uma manifestação contra a visita do primeiro-ministro israelense. Ora, você não disse que não apóia o terror? Você, então, não se opôe aos ataques indiscriminados e desproporcionais de Israel? Você não se opõe ao uso ilegal de flechetes, fósforo branco e outras armas? Você não se opõe ao roubo de terras? Não se opõe à limpeza étnica, à discriminação, à recusa em aceitar propostas de paz baseadas no que o consenso internacional e o direito expressam?

Reinaldo, você não leu o que Shlomo Ben-Ami admitiu a respeito da "generosa" proposta de Barak durante entrevista ao programa "Democracy Now", ou insiste em mentir pros seus leitores? Eu enviei a você a entrevista, Reinaldo! Aí vai, mais uma vez: http://www.democracynow.org/2006/2/14/fmr_israeli_foreign_minister_shlomo_ben

Repare que estou lhe concedendo o benefício da dúvida em vez de afirmar que você é simplesmente mentiroso e desonesto.

Ariel Sharon não se retirou completamente de Gaza coisa nenhuma. Mais uma vez, isso é ignorância ou má-fé de sua parte? A ocupação é definida pelo controle de um território por parte de uma força estrangeira. Sharon apenas retirou as colônias e reposicionou as IDF nas fronteiras da Faixa de Gaza, mantendo o controle efetivo sobre terra, mar, ar, impostos, comércio, ajuda humanitária, etc. Retirada esta que tinha como um dos objetivos "congelar o processo de paz" com os palestinos, segundo admitiu um conselheiro de Sharon ao Haaretz, Dov Weisglass: "The meaning of the disengagement plan is freezing the political process (...) The plan supplies the amount of formaldehyde necessary so that there will not be a political process with the Palestinians."

Além disso, Sharon (assim como seus antecessores e sucessores) aumentou a presença israelense na Cisjordânia.


Mas, é claro, os palestinos - refugiados vítimas de dispossessão e ocupação - devem "se comportar como finlandeses". Enquanto isso, Israel pode continuar a se comportar como...Israel!


Até a próxima!"

terça-feira, 28 de abril de 2009

"Occupation 101" - Documentário (legendado)


"A thought-provoking and powerful documentary film on the current and historical root causes of the Israeli-Palestinian conflict. Unlike any other film ever produced on the conflict -- 'Occupation 101' presents a comprehensive analysis of the facts and hidden truths surrounding the never ending controversy and dispels many of its long-perceived myths and misconceptions.

The film also details life under Israeli military rule, the role of the United States in the conflict, and the major obstacles that stand in the way of a lasting and viable peace. The roots of the conflict are explained through first-hand on-the-ground experiences from leading Middle East scholars, peace activists, journalists, religious leaders and humanitarian workers whose voices have too often been suppressed in American media outlets.

The film covers a wide range of topics -- which include -- the first wave of Jewish immigration from Europe in the 1880's, the 1920 tensions, the 1948 war, the 1967 war, the first Intifada of 1987, the Oslo Peace Process, Settlement expansion, the role of the United States Government, the second Intifada of 2000, the separation barrier and the Israeli withdrawal from Gaza, as well as many heart wrenching testimonials from victims of this tragedy."

Site oficial: http://www.occupation101.com/



"Why We Fight" - Documentário


"WHY WE FIGHT, the new film by Eugene Jarecki which won the Grand Jury Prize at the 2005 Sundance Film Festival, is an unflinching look at the anatomy of the American war machine, weaving unforgettable personal stories with commentary by a “who’s who” of military and beltway insiders. Featuring John McCain, William Kristol, Chalmers Johnson, Gore Vidal, Richard Perle and others, WHY WE FIGHT launches a bipartisan inquiry into the workings of the military industrial complex and the rise of the American Empire.

Inspired by Dwight Eisenhower’s legendary farewell speech (in which he coined the phrase “military industrial complex”), filmmaker Jarecki (THE TRIALS OF HENRY KISSINGER) surveys the scorched landscape of a half-century’s military adventures, asking how – and telling why – a nation of, by, and for the people has become the savings-and-loan of a system whose survival depends on a state of constant war.

The film moves beyond the headlines of various American military operations to the deeper questions of why – why does America fight? What are the forces – political, economic, ideological – that drive us to fight against an ever-changing enemy?

“Frank Capra made a series of films during World War II called WHY WE FIGHT that explored America’s reasons for entering the war,” Jarecki notes. “Today, with our troops engaged in Iraq and elsewhere for reasons far less clear, I think it’s crucial to ask the questions: ‘Why are we doing what we are doing? What is it doing to others? And what is it doing to us?’”



quarta-feira, 22 de abril de 2009

Comentário do dia 22/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


22/04/09
"Olá, Reinaldo!

Esta é a lista de mortos palestinos durante a operação “Cast Lead”, segundo nome, sexo, idade, ocupação, local de residência, data do ataque, data da morte, local do ataque e status (civil ou militante):
http://www.pchrgaza.org/files/PressR/English/2008/list.pdf

Segundo as investigações de grupos de monitoração de direitos humanos, resultado de ataques INDISCRIMINADOS, DESPROPORCIONAIS e com USO ILEGAL DE ARMAS, INCLUSIVE CONTRA ESCOLAS E HOSPITAIS, com o objetivo de causar o maior dano e destruição possíveis. O que é isso, senão a definição de TERRORISMO, Reinaldo?

Até a próxima!"

terça-feira, 21 de abril de 2009

Mais comentários do dia 21/04/09 - Censurados por Reinaldo Azevedo


Reinaldo nos "brindou" com uma enxurrada de incoerência, hipocrisia e desonestidade esta noite, numa sequência de posts "inspirada". É, definitivamente, um racista mau-caráter.

As "pérolas", acompanhadas dos comentários censurados:

"O fato é que Lula recebrá um terrorista com honras de Estado": http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2009/04/o-fato-e-que-lula-recebera-um.html

"Olá, Reinaldo!

Ahmadinejad é um hipócrita, mas não disse nada de errado quando se referiu ao governo israelense como truculento e racista.

Você, além de hipócrita, é manipulador e mentiroso. Posa de "escandalizado" pelo fato de o Brasil receber um presidente que tem ligações explícitas com grupos que cometem atos terroristas eventualmente enquanto, obviamente, não tece uma linha sequer de crítica - pelo contrário - a um país forjado no terrorismo e na limpeza étnica, que há mais de 40 anos mantém uma ocupação, comete rotineiramente crimes de guerra e contra humanidade, bem como violações diversas a direitos elementares dos palestinos, enquanto se recusa a aceitar a solução estabelecida em consenso internacional e aceita por todos os países árabes para a solução do problema israelo-palestino.

Não dá pra entender! Você é, realmente, contra o racismo, contra injustiças, contra o terrorismo?? Não parece! Está claro que, pra você, alguns podem cometer toda a sorte de crimes (que são devidamente varridos pra debaixo do tapete) e ainda assim serão defendidos e elogiados!

Alguns podem roubar, matar através de ataques indiscriminados e desproporcionais com armas ilegais, usar escudos humanos, recusar propostas de paz, eleger racistas e rejeicionistas, enquanto outros devem sofrer tudo isso e ainda serem demonizados!

Se o Lula recebesse um dirigente israelense, você nunca escreveria um post com o mesmo teor indignado, ainda que a folha corrida de Israel dê de cem a zero na dos "terroristas islâmicos".

Explica pra gente: o que confere a Israel o direito de fazer em escala muito maior - e por uma razão abjeta - tudo aquilo que você condena nos outros?

Até a próxima!"

"Ah, claro! Defender que os negros, os gays e outros grupos exploram o "coitadismo" é pauta freqüente no seu blog, mas dizer que os judeus fazem o mesmo é "antissemitismo"!

Reinaldo, você é um primor de coerência e honestidade!"




"Oposicionista pede que Lugo seja investigado por abuso de menor":
http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2009/04/oposicionista-pede-que-lugo-seja.html

"Cadê o post sobre a acusação de estupro contra o presidente israelense?"

Comentário do dia 21/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


21/04/09
"Olá, Reinaldo!

Num antigo post, você afirma que o Hamas foi o responsável pela violação do cessar-fogo que antecedeu a operação “Cast Lead” na Faixa de Gaza.

Discordo desta afirmação e apresento as evidências que justificam minha posição:

No dia 19 de junho de 2008, às 6 da manhã, o cessar-fogo entre Israel e Hamas teve início. As negociações foram acompanhadas pelo ex-presidente americano Jimmy Carter, na qualidade de observador. Segundo ele, o Hamas queria um cessar-fogo amplo, envolvendo a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, o que foi recusado por Israel. O Hamas também aceitava um acordo de paz negociado entre Israel e a Autoridade Palestina, desde que aprovado em referendo pela população palestina ou por um governo de unidade eleito pela população (
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090109/not_imp304667,0.php).

No final das contas, segundo o relato de Jimmy Carter, acertou-se que as ações militares seriam suspensas por ambas as partes e o bloqueio a Gaza seria levantado, com o retorno da ajuda humanitária aos níveis pré-retirada dos assentamentos ilegais israelenses na região (2005), da ordem de 700 caminhões por dia, por um período de pelo menos 6 meses.

O cessar-fogo, no entanto, foi violado por Israel logo nas primeiras horas do primeiro dia, como documenta o Protection of Civilian Weekly Report da semana entre 18 e 24 de junho de 2008, do Office for the Coordination of Humanitarian Affairs (
http://domino.un.org/pdfs/WBN265.pdf):

“19 June: A 26-year-old Palestinian militant was killed and three other militants were
injured when an IAF helicopter fired a missile targeting a group of Army of Islam militants
in Deir El Balah (Central Gaza).”

Houve outros incidentes provocados pelas IDF e pelos colonos (sem vítimas) até o dia 23:

“23 June: A 67-year-old Palestinian man (unarmed civilian) was injured when IDF soldiers
stationed at the border northwest of Beit Lahiya opened fire at a group of Palestinians
trying to collect fire wood near the border (North Gaza).”

No mesmo dia e no dia seguinte (24 de junho), os palestinos lançaram morteiros contra Israel, sem vítimas.

Além disso, o bloqueio a Gaza não foi suspenso e a ajuda humanitária só teve um incremento de 20%.

Até 4 de novembro, pequenas violações foram cometidas por ambos os lados, até que Israel realizou uma operação que resultou na morte de 6 militantes palestinos em Gaza. Após esta operação, uma barragem de foquetes foi lançada contra Israel, sem vítimas:

http://www.amnesty.org/en/news-and-updates/news/gaza-ceasefire-at+risk-20081105

http://www.guardian.co.uk/world/2008/nov/05/israelandthepalestinians-egypt

http://www.independent.co.uk/news/world/middle-east/massive-rocket-attack-launched-on-israel-992978.html

http://www.timesonline.co.uk/tol/news/world/middle_east/article5089940.ece

http://www.haaretz.com/hasen/pages/ShArt.jhtml?itemNo=1034307

http://www.nytimes.com/2008/11/15/world/middleeast/15gaza.html?scp=17&sq=truce%20six%20killed&st=cse

http://www.nytimes.com/2008/11/13/world/middleeast/13gaza.html?_r=1&scp=8&sq=truce%20six%20killed&st=cse

Vídeo da CNN:
http://www.youtube.com/watch?gl=GB&hl=en-GB&v=-pTX4d6B6_k

Em 29 de dezembro de 2008, o Haaretz noticiou que, na verdade, os preparativos para um ataque à Faixa de Gaza haviam sido iniciados antes mesmo do cessar-fogo:
http://www.haaretz.co.il/hasen/spages/1050448.html

Havia alternativas. Havia propostas de cessar-fogo amplas, havia a aceitação do Hamas por uma proposta de paz envolvendo a ANP de Abbas, havia a proposta de paz saudita, apoiada por todos os países árabes. Israel escolheu recusar as propostas, violar o cessar-fogo e em nenhum momento suspendeu seus crimes habituais: roubo de terras e água, demolição de casas e expulsões, expansão de assentamentos ilegais, humilhação, prisões sem acusação formal, torturas, vandalismo, destruição de plantações, impunidade para soldados e colonos criminosos... Nada disso, Reinaldo, é compatível com o desejo sincero pela paz que Israel e seus defensores, como você, costumam apregoar. Mentirosos, covardes e criminosos, são o que vocês são.

Até a próxima!"

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Comentário do dia 20/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


19/04/09
"Olá, Reinaldo!

A despeito de todo o material disponível na internet e dos relatórios que tenho lhe enviado, você, mais uma vez, continua na sua missão de DESINFORMAR e MENTIR para seus leitores.

Em seu post “O ato terrorista dos sem-terra e os olhos que se negam a ver o que vêem" (http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2009/04/o-ato-terrorista-dos-sem-terra-e-os.html), você escreveu: “O MST finalmente chegou lá. Optou por um ato abertamente terrorista: o uso de escudos humanos, a exemplo do que fazem Hezbollah e Hamas. Pior, o jornalismo vê o fato, filma o fato, exibe o fato, mas tem receio de chamar as coisas pelo nome".

A velha e surrada desculpa israelense para justificar o alto número de civis árabes vítimas das ações de seu exército não encontra respaldo nos relatórios das maiores ONGs de monitorização dos direitos humanos como Human Rights Watch, Anistia Internacional, Cruz Vermelha, B’Tselem, e outros grupos de investigação e testemunhas, inclusive da imprensa.

A maioria absoluta da destruição e das vítimas nestes casos é causada pelo uso de força DESPROPORCIONAL e INDISCRIMINADA por parte de Israel, inclusive com o uso ilegal de armas como fósforo branco e flechetes.

Este é o relatório da Human Rights Watch a respeito da última guerra entre Israel e o Hezbollah: http://www.hrw.org/sites/default/files/reports/lebanon0907.pdf

O relatório é claro: “Israeli officials contend that the reason for the high fatality rate was not indiscriminate targeting by Israeli forces, but the Hezbollah military’s allegedly routine practice of hiding among civilians and using them as “shields” in the fighting. If Israeli attacks on Hezbollah forces also killed civilians and destroyed civilian homes, Israeli officials have argued, the blame lies with Hezbollah. The evidence Human Rights Watch uncovered in its on-the-ground investigations REFUTES THIS ARGUMENT.”

“On the question of whether Hezbollah intentionally used civilians as “shields”—that is, whether Hezbollah forces not only endangered civilians in violation of the duty to take all feasible precautions to spare civilians the hazards of armed conflict but also deliberately deployed among civilians with the aim of protecting themselves from attack—a serious laws of war violation, we found a HANDFUL of instances but NOTHING TO SUGGEST A WIDESPREAD PRACTICE.”

A destruição do Líbano teve cobertura relativamente extensa pela imprensa. Quarteirões e quarteirões de Beirute receberam um carpete de bombas, vilas foram inteiramente destruídas, bem como foram bombardeados comboios de refugiados, profissionais médicos e instalações civis sem qualquer relevância militar. Tudo isso foi evidente e confirmado por investigações como a da Human Rights Watch acima. Você prefere “fechar os olhos” e repetir a versão oficial dos porta-vozes israelenses!

Em relação à operação “Cast Lead” na Faixa de Gaza, venho enviando nos últimos dias diversos relatórios, inclusive com fotos e vídeos confirmando a natureza criminosa das ações israelenses, com o mesmo padrão habitual de uso desproporcional de força, ataques indiscriminados, uso ilegal de armas e uma série de outras violações das leis de guerra. É simplesmente repugnante a sua desfaçatez em acusar nos outros o que você consistentemente faz em relação ao conflito israelo-palestino!

À propósito, em relação ao uso de escudos-humanos, leia este relatório de 2002 da Human Rights Watch: http://www.hrw.org/legacy/reports/2002/israel2/israel0402.pdf

“This report finds that the IDF is systematically coercing Palestinian civilians to assist military operations. This practice violates a fundamental principle of IHL: that of civilian immunity.”

Sim, Reinaldo, as IDF é que têm o histórico de utilizarem sistematicamente escudos-humanos palestinos em suas operações! Tal prática foi declarada ilegal pela Suprema Corte de Israel há alguns meses, mas há evidências de que não foi abolida. Tudo o que os palestinos são acusados de fazer, Israel faz numa escala muito maior, mas você não aplica o mesmo padrão de julgamento! Por que, Reinaldo? Por quê?

Até a próxima!"

Comentário do dia 19/04/09 - Aceito!


Reinaldo aceitou um longo comentário que, admito o erro, fiz num post sem importância de seu blog:
http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2009/04/so-noite.html

19/04/09
"Olá, Reinaldo!

As ações criminosas israelenses sempre são rotuladas por seus defensores como atos de “defesa”: se os palestinos “se comportassem”, Israel não teria motivo nenhum para fazer-lhes mal.

Pois bem. O que dizer, então, das políticas israelenses em relação aos beduínos?

Os beduínos vivem, sobretudo, no Negev, e são absolutamente pacíficos. No entanto, dê uma olhada neste relatório especial da Human Rights Watch sobre como Israel os trata: http://www.hrw.org/sites/default/files/reports/iopt0308_1.pdf

Para começar, a maioria dos beduínos fugiu ou foi expulsa da região que habitavam pelas milícias sionistas durante e após a guerra de 1948. Os que ficaram no que se tornou Israel, foram alocados com a promessa de voltarem em breve a suas terras, o que nunca aconteceu.

Israel, então, confiscou as terras de propriedade dos beduínos ou usadas por eles. Hoje, os beduínos vivem em barracos em vilas não-reconhecidas por Israel. São excluídos dos planos de desenvolvimento, não possuem rede elétrica ou de água, não têm ruas pavimentadas, não obtém permissão legal para construções, têm suas casas demolidas, sofrem despejos e outras punições em proporção muito maior do que os judeus que violam as políticas de planejamento (dos quais os beduínos são impedidos de participar).

Isso, Reinaldo, é roubo de terras, discriminação, humilhação, violência contra uma população pacífica e cuja presença na região remonta a milhares de anos.

A razão disto é a política de maximizar o controle judeu sobre as terras, enquanto trata os não-judeus como “lixo demográfico”, uma “ameaça” à homogeneidade étnica, independentemente do fato desta população ser autóctone ou pacífica. Não são seres humanos iguais em dignidade e direitos porque não são judeus. Que nome se dá a isso, Reinaldo?

Em qualquer lugar do mundo, tal política seria denunciada e condenada pela comunidade internacional. Imagine comunidades de judeus sendo obrigados a viverem em condições degradantes, tendo suas casas demolidas, suas terras roubadas, mesmo sendo pacíficos e vivendo numa região há séculos pelo simples fato de serem judeus. O que você diria, Reinaldo?

Logo, a desculpa de que a política israelense para com os palestinos nada mais é do que uma reação defensiva a uma ameaça existencial (hahahaha) e não parte do plano sionista de estender o controle judeu sobre a maior parte possível da área entre e o Mediterrâneo e o Jordão beira o ridículo.

Ficar apenas demonizando os palestinos pelas maneiras como eles reagem à sua dispossessão (algumas realmente criticáveis) enquanto evita aplicar os mesmo padrões de julgamento a quem os expulsa, rouba e mata parece ser coisa de gente que compartilha da idéia de que existem seres humanos “superiores” que têm todo o direito de dispor da vida de outros segundo suas conveniências. É isso que você pensa, Reinaldo?

Até a próxima!"

domingo, 19 de abril de 2009

Segundo post do dia 18/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


18/04/09
"Olá, Reinaldo!

O time de pesquisadores da Anistia Internacional reporta a respeito da destruição generalizada de casas e outras instalações civis pelo exército israelense em Gaza, durante a operação “Cast Lead”: http://livewire.amnesty.org/2009/01/29/908/#more-908

Destaco alguns trechos:

“We have not ourselves tried to count each destroyed house that we have seen, but the figures quoted by the UN [4000 casas totalmente destruídas e 17000 parcialmente destruídas] do not seem to be excessive compared to what we have observed on the ground.”

“Today, some foreign journalists asked us look at a house, a mosque which had been completely destroyed by the Israeli army and a school which had been severely damaged. They had been told by the Israeli army that these buildings had been destroyed or damaged because they had been used as weapons stores. (…) …it was evident there had been no secondary conflagration. As well, there was no indication that anything had been removed from the rubble. The only explosive that we found was one of the Israeli anti-tank mines, which bore Hebrew marking and was damaged but unexploded. It appeared to have been used as part of an effort to blow up the house.
As for the school, it had sustained severe damage in one place, seemingly by an F-16 strike, and lesser damage, which appeared to have been caused by shelling, in several other places on the upper floors. Here too, we saw no evidence that the school had contained anything other than what would be expected to be found in a school – desks, blackboards and the like.”

“In some areas that we visited, we were told that Palestinian armed groups had fired rockets from nearby open spaces – but it was hard to see how this could warrant the destruction of entire residential neighbourhoods. At al-Mughraqa, to cite just one example, a quarter of the town was razed to the ground by Israeli forces one day before the ceasefire.”

Claro que é tudo propaganda do Hamas pra difamar o “exército mais ético do mundo”, né, Reinaldo?

Até a próxima!"

sábado, 18 de abril de 2009

Comentário do dia 18/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


18/04/09
"Olá, Reinaldo!

Confesso que você foi uma inspiração pra mim. Seu post “Hoje eu sou Gabrielli, Gabrielli, iê, meus camaradas!” (
http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2009/04/hoje-eu-sou-gabrielli-gabrielli-ie-meus.html) é uma piada pronta. Parafraseando-o:

“Prepotência, arrogância, fanfarronice.
Esses são alguns dos substantivos com que se deve brindar o colunista da Veja, Reinaldo Azevedo. Confrontado com o escândalo óbvio de um ataque israelense com fósforo branco a uma escola da ONU na Faixa de Gaza, não teve dúvida: resolveu atacar aqueles que divulgaram o que é nada além de notícia: “Propaganda do Hamas! Você é um mentiroso amigo de terroristas!”

O que há de “jornalismo marrom” no que foi noticiado? As imagens em foto e vídeo falam por si mesmas, endossadas pelos achados das equipes de investigadores da Anistia Internacional, Human Rights Watch, Physicians for Human Rights, The Guardian e outras.

Reinaldo, em nenhum momento, ao contrário de Gabrielli ou da própria ONU, tentou se corrigir. Prefiro não imaginá-lo num vestidinho de chita estampada. De mau-gosto, já basta seu comportamento.”

Até a próxima!"

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Comentário do dia 17/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


17/04/09
"Olá, Reinaldo!

Já ouviu falar em “flechetes”? Flechetes são dardos de metal. Entre 5000 e 8000 são colocados dentro de bombas. As bombas são lançadas geralmente por tanques, explodem no ar e espalham uma chuva de dardos por centenas de metros. Flechetes não devem ser usados em áreas civis, apenas como arma de penetração em densas vegetações. Mas as IDF adoram usar flechetes contra os palestinos: http://www.amnesty.org/en/news-and-updates/news/israeli-army-used-flechettes-against-gaza-civilians-20090127

Ah, claro, os “terroristas” devem se esconder nas densas selvas de Gaza, né?

Reinaldo, o que você diria se um exército de ocupação árabe fizesse chover indiscriminadamente e ilegalmente milhares de dardos de metal sobre uma população de refugiados judeus?

Até a próxima!"

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Comentário aceito!


O comentário do post abaixo, originalmente recusado, reapareceu à noite: http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2009/04/lula-esta-cuidando-de-sua-heranca.html


Noutro post, Reinaldo informa que o Blogger estava instável e retornando a versões anteriores. Será que isso tem a ver com o aparecimento do comentário? Veremos o que vai acontecer nos próximos dias.

Comentário do dia 16/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


16/04/09

"Olá, Reinaldo!

A Anistia Internacional fez um pequeno vídeo a respeito dos achados preliminares da equipe de investigadores enviada à Faixa de Gaza durante e após a operação “Cast Lead”: http://www.amnesty.org/en/news-and-updates/video-and-audio/video-researching-allegations-war-crimes-israel-and-gaza-2009013

Evidências em vídeo do que você chamou de "propaganda do Hamas", inclusive o ataque a uma escola com fósforo branco.

Cadê a sua retratação, Reinaldo?

Até a próxima!"

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Programa "60 Minutes" - Reportagem sobre a Ocupação


Uma reportagem do programa "60 Minutes" sobre a Ocupação ilegal israelense (duração: 13 minutos).


Segundo comentário do dia 15/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


"Olá, Reinaldo!

A Anistia Internacional manteve um blog sobre a Faixa de Gaza e o sul de Israel durante e após a operação “Cast Lead”:
http://livewire.amnesty.org/category/gaza-israel/

Seus investigadores reportam a extensão da destruição causada pelas IDF: ataques deliberados e indiscriminados contra civis, uso de fósforo branco e outras armas de maneira indevida e desproporcional, vandalismo, violação de cessar-fogo, ataque a equipes de jornalistas e profissionais de saúde, etc. Segundo você, tudo “propaganda do Hamas”, não é mesmo? E os que denunciam que você está equivocado são “mentirosos”, “amigos e defensores do terror”, dentre outras ofensas.

Você deveria agir do mesmo modo que cobra que os outros ajam: que falem a verdade, que admitam seus erros, que sejam éticos. Do contrário, fica claro que não há diferença entre você e aqueles que você condena e denuncia tão veementemente. Diz pra gente o que foi que corrompeu o seu caráter.

Até a próxima!"

Comentário do dia 15/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


Pelo jeito, a aceitação do comentário anterior foi mesmo um equívoco cometido pelo Reinaldo, pois o comentário de hoje não foi aceito:

15/04/09
"Olá, Reinaldo!

Vamos falar mais um pouco sobre limpeza étnica na Palestina.
Dê uma olhada no site do Israeli Committee Against House Demolitions:
http://icahd.org/eng/

Sugiro, a título de ilustração para introdução ao tema, a leitura de duas publicações do grupo:
http://icahd.org/eng/docs/Bookletbrazilianportuguesesmall.pdf
e http://www.icahd.org/eng/images/uploaded_admin_content/books/Jerusalem_Dispossessed_Booklet.pdf

Reinaldo, o que você pensa a respeito do fato de milhares de pessoas terem suas casas demolidas pelo fato de serem consideradas “racialmente indesejadas” num país?

Voltaremos ao assunto em outras ocasiões. Até a próxima!"

terça-feira, 14 de abril de 2009

Comentário aceito!


Meu comentário enviado nos últimos minutos de ontem foi aceito:
http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2009/04/o-estado-como-seguradora-brasil.html

Um lapso de Reinaldo Azevedo ou uma bem-vinda mudança de comportamento? O tempo dirá.

Este foi o conteúdo do comentário:

"Olá, Reinaldo!

Leia o relatório de uma investigação médica e forense feita por uma equipe de três médicos americanos a convite da Physicians for Human Rights – USA, na Faixa de Gaza, Cisjordânia e Israel nas primeiras semanas da segunda intifada (2000):

http://physiciansforhumanrights.org/library/documents/reports/report-useofforce-israel.pdf



Alguns destaques:

“The PHR team found that the Israel Defense Force (IDF) has used live ammunition and rubber
bullets excessively and inappropriately to control demonstrators, and that based on the high
number of documented injuries to the head and thighs, soldiers appear to be shooting to inflict harm, rather than solely in self-defense.”

“PHR's analysis of fatal gun shot wounds in Gaza reveals that approximately 50% were to the
head. This high proportion of fatal head wounds suggests that given broad rules of engagement, soldiers are specifically aiming at peoples' heads.”

“The numerous high velocity wounds to the thigh are highly unlikely to be random events, but rather suggest a policy on the part of the IDF that allows individual soldiers to shoot under very broad circumstances.”

“The numerous head and eye injuries related to rubber and rubber coated steel projectiles must be considered to reflect frequent misuse of these weapons, such as firing at a range of less than 40 meters and firing at the upper part of the body.”

“There have been repeated violations of medical neutrality during the renewed hostilities.”

Reinaldo, o que você diria se um exército árabe – um dos mais poderosos do mundo – atirasse munição viva na cabeça de manifestantes (na maioria pacíficos) judeus refugiados sob ocupação? Você o chamaria de "o exército mais ético do mundo"?

Você é contra políticas de afirmação racial, mas, aparentemente, não vê problema nenhum no fato de um certo país dividir as pessoas entre “judeus” e “não-judeus” e, com base nisso, adotar uma política de discriminação, roubo, humilhação, violação de direitos elementares, mortes, expulsões, demolições de casa, etc.

Explica isso pra mim, Reinaldo!

Até a próxima!"

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Comentário do dia 13/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


13/04/09
"Olá, Reinaldo!

Veja este relatório da Physicians for Human Rights - Israel a respeito dos ataques israelenses ao pessoal e serviços médicos palestinos no ano de 2002:
http://www.phr.org.il/phr/article.asp?articleid=383&catid=54&pcat=-1&lang=ENG

Reinaldo, o que você diria se um exército de ocupação árabe cometesse tais atos contra o serviço médico de refugiados judeus?

Quando você vai se retratar das bobagens que disse sobre mim e o conflito israelo-palestino? Cadê a admissão de que, realmente, Israel atacou uma escola da ONU com fósforo branco, dentre outros crimes? Cadê sua integridade jornalística, Reinaldo? Vai continuar mentindo, distorcendo e omitindo informações para seus leitores?

Até a próxima!"

domingo, 12 de abril de 2009

DAM - Hip hop palestino


"DAM is the first and leading Palestinian Rap Group. It is composed of Tamer Nafar, 27, his younger brother Suhell, 23, and Mahmoud Jreri, 24. The group has been performing together since the late 90s. Tamer, who had been performing Rap since 1998 with his brother, was first contacted by Mahmoud Jreri. Mahmoud was writing his own lyrics so they quickly decided to join forces and the group was born in 1999. All three members of the group were born and grew up in the slums of Lod, a mixed town of Arabs and Jews, 20 km from Jerusalem. "


"The lyrics of DAM are influenced by the continuing Israeli - Palestinian conflict as well as by the Palestinian struggle for freedom and equality. DAM also draw their influence from such controversial issues as terrorism, drugs and women’s rights. "

Site da banda: http://www.dampalestine.com/main.html




Comentário do dia 12/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


12/04/09
"Olá, Reinaldo!

A Anistia Internacional revelou a chegada de um navio com várias toneladas de munição e equipamentos de guerra americanos ao porto israelense de Ashdod no dia 22 de março deste ano:
http://www.amnesty.org/en/for-media/press-releases/israeloccupied-palestinian-territories-shipment-reaches-israel-president

Além de carregamentos de armas, os Estados Unidos fazem a Israel doações e empréstimos (que nunca são cobrados) da ordem de bilhões de dólares anualmente.

A Anistia Internacional chama a atenção para o fato de que as armas são usadas por Israel para propósitos ilegais, crimes de guerra e contra a humanidade.

Quando a imprensa menciona o Hizbullah e o Hamas, há sempre a frase “armado e financiado pelo Irã”. Quando menciona Israel, nunca há a frase “armado e financiado pelos EUA”.

Hizbullah e Hamas devem sofrer embargo de armas pois, afinal, atacam civis indiscriminadamente em algumas de suas ações. Já Israel, que também ataca civis de maneira indiscriminada e numa proporção muito maior, está apenas “se defendendo” e tem todo o direito de obter a quantidade de armas que quiser! Os libaneses e palestinos não têm “o direito de se defenderem”.

Se você não é um “defensor de terroristas”, deveria reservar muito mais críticas a Israel, pois comete muito mais violações internacionais do que o Hamas ou Hizbullah, por exemplo.

Mas, talvez, você defenda Israel devido a “justeza da causa” das partes envolvidas no conflito.

Bem, o objetivo de Israel é continuar roubando terras palestinas, continuar ignorando as propostas de paz e os consensos internacionais para a solução do problema, impedir a todo custo o estabelecimento de um Estado palestino soberano, contínuo e viável (muito menos se transformar num Estado binacional, com plena igualdade entre todos os seus cidadãos) e tomar medidas para manter a homogeneidade étnica dentro de suas fronteiras, que serão estabelecidas unilateralmente enquanto confina os palestinos em bantustões e enclaves miseráveis. É esta a prática israelense desde a própria concepção do sionismo moderno: ignorar os direitos naturais da população autóctone e implementar, mediante força, limpeza étnica e construção de “fatos no solo”, um Estado “Judeu”.

Reinaldo, você é a favor de limpeza étnica? Você é a favor do roubo de terra? Você é a favor da dispossessão? Você é a favor de ataques indiscriminados? Você é a favor da violação sistemática das leis internacionais e dos direitos elementares de seres humanos? Você acha que Israel tem o direito de fazer o que quiser em nome da manutenção de sua homogeneidade étnica?

Explica isso pra mim, Reinaldo!

Até a próxima!"

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Comentário do dia 08/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


08/04/09
"Olá, Reinaldo!

A "Physicians for Human Rights - Israel" convidou experts internacionais da área médica para irem à Faixa de Gaza afim de coletarem e analisarem evidências a respeito das alegações de ataques a instalações e pessoal médicos, impedimento de atendimento e evacuação de feridos e mortos, causas de mortes e ferimentos na população palestina e outras violações relacionadas cometidas por Israel na operação "Cast Lead".

O resultado das investigações foi recentemente publicado num relatório:
http://www.phr.org.il/phr/files/articlefile_1239020519406.pdf


Em conjunto com outras investigações, testemunhos e evidências, reforça-se a impressão de que, mais uma vez, Israel realizou ataques INDISCRIMINADOS, DESPROPORCIONAIS, inclusive contra equipes médicas e usou armas como flechetes e fósforo branco ilegalmente.

Quando os palestinos - que são REFUGIADOS, ROUBADOS, SEQUESTRADOS, TORTURADOS, MORTOS, TÊM SUAS CASAS DEMOLIDAS, SUAS PROPOSTAS DE PAZ IGNORADAS, dentre outros crimes - fazem ataques indicriminados contra civis israelenses, isso é "terrorismo" (e é mesmo). E quando Israel faz o mesmo, em proporção muito maior - afim de MANTER A OCUPAÇÃO, O ROUBO, A NEGAÇÃO DOS DIREITOS PALESTINOS MAIS ELEMENTARES, você NEGA ou chama de "legítima defesa".

Explica isso pra mim, Reinaldo!

Quando você vai se retratar dos absurdos que falou sobre mim e sobre as bobagens que escreve sobre o assunto? Cadê a sua honestidade, a sua coragem, sua dignidade, seu compromisso como jornalista?

Até a próxima!"

terça-feira, 7 de abril de 2009

Comentário do dia 07/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


07/04/09
"Olá, Reinaldo!

Vai continuar ignorando a confirmação do uso de fósforo branco de maneira ilegal por Israel na Faixa de Gaza, inclusive contra uma escola e um hospital?

Dê uma olhada nesse vídeo da Human Rights Watch chamado "Chuva de Fogo: Fósforo Branco em Gaza" (http://www.hrw.org/en/features/rain-fire-white-phosphorus-gaza).

Não é o suficiente pra você?

Até a próxima!"

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Comentário do dia 06/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


06/04/09

"Olá, Reinaldo!

A Anistia Internacional se manifesta a respeito do encerramento das "investigações" realizadas pelas IDF a respeito dos testemunhos de crimes dados por seus próprios soldados (que, como de regra, acabou "em pizza"): http://www.amnesty.org/en/news-and-updates/israeli-troops-reveal-gaza-abuses-20090401



Investigadores da AI revelam que os testemunhos dos soldados estão de acordo com as evidências que eles encontraram na Faixa de Gaza após três semanas de pesquisa: ataques sem qualquer motivo contra civis desarmados, desprezo pelas mais elementares leis de guerra, atmosfera de impunidade, vandalismo, atques contra equipes médicas e impedimento de atendimento a feridos, pichações racistas e ameaçadoras nas paredes das casas (como "morte aos árabes", "viemos para aniquilar vocês", "da próxima vez machucaremos ainda mais"), e outros.

É claro que se fossem os palestinos que tivessem se comportado desta maneira contra um milhão e meio de judeus refugiados sob meses e meses de cerco, você estaria fazendo posts histéricos sobre o "terror" árabe ou islâmico, cobrando imediatamente a manifestação veemente da imprensa, a ação firme da comunidade internacional, etc.

Mas, como são os israelenses que são os ladrões de terra, os ocupantes, os promotores de limpeza étnica, os rejeicionistas das propostas de paz e dos consensos internacionais, os racistas que fazem camisetas de palestinas grávidas sob a mira de fuzis, cujos rabinos pregam aos soldados que eles são o povo escolhido e que os palestinos são "o mal" que deve ser exterminado da terra de Israel... Aí, tudo bem, né?

Viva Israel! Viva "a única democracia do Oriente Médio", que tem "o exército mais ético do mundo", "que investiga e pune seus próprios criminosos". Vale até aceitar comentários de leitores se manifestando abertamente contra a criação do Estado palestino!

É, Reinaldo, não é possível que isso seja apenas ignorância da sua parte...E você ainda tem a desfaçatez de chamar quem denuncia o comportamento criminoso de Israel de "defensores do terror". Você, então, é o quê?

Até a próxima!"

domingo, 5 de abril de 2009

Comentário do dia /05/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


Hoje, Reinaldo Azevedo reproduziu parcialmente uma entrevista com Akiva Eldar (jornalista do Haaretz) à Folha de São Paulo, à respeito dos planos dos atuais dirigentes israelenses de expandir as colônias ilegais na Cisjordânia: http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2009/04/isolar-jerusalem-vai-opor-israel-aos.html



Aqui está a entrevista completa:



"Isolar Jerusalém vai opor Israel aos EUA, aponta analista


LUÍS FERRARI

da Folha de S.Paulo

Se implantado, o plano do novo governo israelense de expandir assentamentos na Cisjordânia, "ilhando" o setor árabe de Jerusalém, vai precipitar uma crise com Washington. O diagnóstico é de Akiva Eldar, autor de um livro sobre a história das colônias judaicas e editorialista do "Haaretz". Ele fala com autoridade de quem atuou dez anos como correspondente diplomático e mais três na chefia do escritório em Washington de um dos mais influentes jornais de Israel.

*FOLHA - Como a colonização da área E1 afeta a ideia de instalar a capital palestina em Jerusalém Oriental?

AKIVA ELDAR -* O plano de cercar a Grande Jerusalém com comunidades judaicas remove qualquer chance de os palestinos conectarem Jerusalém a outras partes da Cisjordânia. Com a construção do muro, na E1 e outras colônias a Cisjordânia será cortada ao meio. A população palestina cresce rapidamente e eles não têm onde construir novas casas.

*FOLHA - Pode ser imposto um isolamento como o da faixa de Gaza?

ELDAR -* Ao menos em Gaza há unidade territorial, sem assentamentos. Em Jerusalém, o plano de ampliar colônias não permitirá a separação entre israelenses e palestinos, em prol da solução dos dois Estados.

*FOLHA - Colonizar E1 é ideia do premiê, Binyamin Netanyahu, ou do chanceler, Avigdor Lieberman?

ELDAR -* É mais antiga. Desde 93, com o Acordo de Oslo, ficou claro que precisava ser congelada. O plano passou por comitês de planejamento e zoneamento. Todos os premiês sofrem pressão do prefeito de Maale Adumim, a segunda maior colônia na Cisjordânia, para expandir a E1. A meta é ter 3.500 famílias, criar hotéis e uma zona industrial.

*FOLHA - Contempla palestinos?

ELDAR -* O governo dirá que, na área industrial, podem ser criados empregos para palestinos, não casas. Os assentamentos são só para judeus.

*FOLHA - Onde viveriam os árabes trabalhadores do parque industrial?

ELDAR -* (Risos) Acha que Netanyahu e Lieberman se importam? Talvez eles gostariam que o Brasil os recebesse...

*FOLHA - Como seria a reação dos EUA à expansão dessa colônia?

ELDAR -* A rigor, a única razão para a E1 permanecer no papel é a pressão americana. Isso ilustra que, quando os americanos mandam uma mensagem clara a Israel de que não aceitam novos assentamentos, os israelenses evitam fazê-lo.Aconteceu com Netanyahu entre 1996 e 1999, que só fez promessas mas não encostou na E1. Para os americanos, tal avanço representará o fim do processo de paz. Mostrar que o campo pragmático de Abu Mazen [Mahmoud Abbas] não serve e que o Hamas está 100% certo, que os israelenses não querem buscar a terceira via.

*FOLHA - Como os EUA limitariam a ação de Israel?

ELDAR -* O presidente Bush pai, em 1992, disse aos israelenses que parassem as colônias, para manter o auxílio econômico. Israel quis contestar, acabou sem o dinheiro e o Likud perdeu a eleição. Os americanos têm muito poder: o povo israelense não aprova seu governo contrariar os EUA. O premiê que entrar em crise com os EUA está fadado ao fracasso.

*FOLHA - O que precipitaria uma crise desse porte com os EUA?

ELDAR -* Se decidirem construir na E1, irá precipitar uma crise. Por isso ainda não foi feito. A mensagem até mesmo de Bush [filho], e mais ainda de Obama, sobre E1 é bem clara: para os EUA é uma linha vermelha. "





Este foi meu comentário (acompanhado de uma retratação por um equívoco que cometi):




05/04/09
"Olá, Reinaldo!

Akiva Eldar, junto com Gideon Levy e Amira Hass, é colunista cuja leitura é obrigatória.

Agora, é bem interessante essa sua tática de, quando alguém diz algo que desagrada a você, aos seus leitores ou aos seus patrões, colocar apenas um trecho de uma matéria que só assinantes podem ler e se abster de fazer comentários. Não é à toa que este post não teve nenhum comentário sequer aprovado.

Lembra quando você saudou a "democracia israelense" que, segundo você, apura e condena os raros casos de conduta inapropriada de seus soldados? Eu já havia mostrado a você que isso não era verdade e você escolheu MENTIR para os seus leitores.

Pois bem, depois de apenas alguns dias, a "investigação" a respeito dos testemunhos de crimes relatados pelos próprios soldados das IDF durante a operação "Cast Lead", foi encerrada. Não houve investigação nenhuma, Reinaldo.

Segundo o B'Tselem, durante a segunda intifada foram mortos mais de 4700 palestinos, mais de 900 deles mulheres e crianças em ações caracterizadas como indiscriminadas, desproporcionais e crimes de guerra e contra a humanidade. Foram abertos apenas 30 processos internos, 5 condenações e apenas uma prisão:
http://www.haaretz.com/hasen/pages/ShArt.jhtml?itemNo=1075570


Você não vai se retratar por mais uma bobagem que disse, Reinaldo?

Cadê a sua dignidade? Como você tem coragem de posar perante seus leitores como paladino da verdade, da coragem, que "tem princípios e norte", um "homem bom" que deliberadamente manipula, censura, omite e mente em relação ao conflito israelo-palestino enquanto agride covardemente aqueles que contestam sua propaganda de desinformação?

Até a próxima!


05/04/09
Retratação


Olá, Reinaldo!

Percebi que não foi só na postagem sobre a construção de novos assentamentos na Cisjordânia que você deixou de postar a notícia na íntegra.

Retiro, portanto, o que escrevi a respeito de você usar como tática deixar de comentar as notícias e não postá-las na íntegra quando elas incomodam a você, seus leitores e seus patrões (pelo menos neste caso).

Até a próxima!"







Vale a pena reproduzir os três únicos comentários aceitos por Reinaldo Azevedo em relação a esta matéria (até as 21:00h de hoje):



"3 ComentáriosFechar esta janela Ir para formulário de comentário

Anônimo disse...
É isto aí Reinaldo. A idéia de criar um estado palestino dentro das fronteiras de Israel é uma loucura. É uma idéia de mentes deturpadas e inconsequentes. Se Israel permitir isto, será o fim do estado judeu. Israel não pode permitir qualquer alteração se suas fronteiras atuais, duramente conquistadas com perdas de inúmeras vidas. Os países árabes têm muito território, são dezenas de vezes maiores que Israel. Por que eles não cedem território para o estado palestino? Deixem de usar os palestino como massa de manobra!!! Este Obama e esta Clinton têm sangue mulçumano, só pode ser isto.
10:55 AM
patricia m. disse...
O Haaretz é claramente de esquerda e portanto a favor dos palestinos... Eu não acredito em uma vírgula do que eles escrevem.
1:02 PM
Aprendiz disse...
ReinaldoÉ triste ver como a ideologia de esquerda cega muitíssimos israelenses para que não enxerguem a má fé essencial dos "negociadores" palestinos.
4:14 PM"




Reinaldo Azevedo afirma que Israel "tem o direito de se defender" daqueles que querem "destruí-lo", mas não só censura aqueles que acham que os palestinos também têm o direito de se defenderem contra aqueles que querem destruí-los como permite comentários que clamam abertamente contra o Estado palestino. Imagino que, com certeza, eles também não defendam um Estado binacional... Ou seja, não há problema nenhum em negar aos palestinos seus direitos elementares. É esse sujeito que acusa os outros de serem "defensores do terror".

sábado, 4 de abril de 2009

Comentário do dia 04/04/09 - Censurado por Reinaldo Azevedo


04/04/09
"Olá, Reinaldo!

Israel tem como primeiro-ministro o likudista Netanyahu, que indicou como chanceler Avigdor Lieberman, do Yisrael Beitenu, partido ultraconservador.
A Carta do Likud (
http://www.zionism-israel.com/dic/Likud.htm) não reconhece o direito dos palestinos ao seu Estado, nega-se a dividir Jerusalém, apóia a construção de colônias ilegais nos Territórios Ocupados... Tudo em contradição com o consenso internacional expresso nas resoluções da ONU sobre o tema, aceitas e propostas a Israel como solução para o problema israelo-palestino por todos os países árabes (e ignoradas por Israel).

Reinaldo, o que a comunidade internacional deve fazer contra Israel?

Afinal, os palestinos foram castigados pela eleição do Hamas, que não reconhece Israel (fica difícil reconhecer um país quando nem mesmo ele reconhece suas próprias fronteiras). O Hamas não foi reconhecido como o legítimo vencedor das eleições palestinas, teve políticos sequestrados, as verbas confiscadas, colocaram os palestinos "numa dieta", armaram o Fatah para destituir o Hamas à força, etc.

Eu acho que deviam fazer o mesmo com Israel. Israel deveria sofrer um bloqueio total por terra, mar e ar. Os impostos israelenses deveriam ser confiscados, políticos do Likud e do Yisrael Beitenu deveriam ser presos, seus adversários deveriam receber apoio militar, logístico e financeiro para tirá-los do poder. Se eles tentassem reagir, Israel deveria ser bombardeado de maneira indiscriminada. As cabeças de Netanyahu e Lieberman deveriam ser colocadas a prêmio. É preciso jogar duro contra criminosos e bandidos e os palestinos têm o direito de se defenderem, não é?




Não é, Reinaldo?

Até a próxima!"

Entrevista com o historiador Ilan Pappé


Entrevista feita por Silio Boccanera com o historiador israelense Ilan Pappé para o programa "Milênio".

Ilan Pappé faz parte da geração dos "novos historiadores israelenses". Estes pesquisadores tiveram acesso a documentos dos arquivos secretos israelenses colocados à disposição para estudo após algumas décadas. São diários pessoais das lideranças israelenses, relatórios militares, documentos àrabes capturados nas guerras, registros de debates ministeriais, etc.

A análise destes documentos confirmou o que fontes palestinas e internacionais já diziam: a história oficial de Israel era constituída por uma série de mitos, como os de que a Palestina era "uma terra sem povo para um povo sem terra"; a Guerra de 48 foi travada por um "David" judeu contra um "Golias" árabe; os palestinos deixaram suas casas voluntariamente, seguindo ordens dos dirigentes árabes que prometeram jogar os judeus no mar; Israel sempre esteve disposto a discutir e fazer concessões pela paz, mas nunca houve com quem conversar do lado árabe, dentre outros.

Os principais " novos historiadores" são Ilan Pappé, Benny Morris, Tom Segev, Avi Shlaim e Simha Flapan.



quarta-feira, 1 de abril de 2009

Volto em alguns dias


Tenho andado bastante ocupado ultimamente, mas as postagens devem retornar em alguns dias.